NÚMERO REDUZIDO DE ALUNOS EM SALA DE AULA

O Colégio Pedra Angular valoriza o atendimento individualizado. Acreditamos que o número de alunos reduzido em sala de aula amplia as possibilidades tornando o aprendizado personalizado de acordo com o perfil de cada aluno e suas necessidades. Assim, o professor acompanha os alunos de forma que nenhuma dificuldade passe despercebida.

O ALUNO VIVENCIA O CONTEÚDO A SER APRENDIDO

De acordo com a nossa Proposta Pedagógica, acreditamos que a teoria e a prática se fundem, ou seja, no fazer gera-se o saber. Procuramos transcender os conceitos passados em sala de aula, tornando o aluno o principal agente do aprendizado. Envolver o aluno em situações reais desperta o interesse resultando em um processo ativo de aprendizagem.
O espaço físico da escola, materiais, brinquedos, mobiliário e todos os demais recursos são utilizados como parte do "aprender fazendo" no processo de ensino.

EQUIPE DE PROFESSORES QUALIFICADOS

O Colégio Pedra Angular acredita no recurso humano como parte fundamental da sua estratégia educacional. Nossa equipe pedagógica é qualificada e está em constante formação, além de possuir grande vivência na sua área de atuação. Promovemos continuamente o aprimoramento da nossa equipe através de cursos, congressos, workshops e oficinas, assim estamos sempre preparados e atentos às novas tendências educacionais.
Zelamos também em manter um ambiente de trabalho agradável e transparente, onde o educador tenha autonomia e se sinta valorizado.

CONTADORA DE HISTÓRIAS

O “era uma vez...permite o contato com o mundo da fantasia, liberando a imaginação e facilitando seu exercício”

(Regina Machado)

Era uma vez... Contos sempre encantam povos em todo o mundo. Transmitidos de pai para filho através de séculos, as histórias são efetivamente formas de ensinar e aprender. Em todos os tempos existiram contadores de histórias, que contavam junto à lareira, nas cozinhas, em meio às estradas, no campo e nas cidades.
O Colégio Pedra Angular valoriza a Contação de Histórias, pois sabe que contar histórias para crianças, contribui para o desenvolvimento da linguagem e do hábito da leitura. Uma vez que amplia o universo de significados da criança, ela se torna de vital importância na Educação Infantil. Aflora também o imaginário, a criatividade, estimula o intelecto, o descobrir o mundo, o sentir emoções, levando-a a pensar, questionar, duvidar e perguntar.
Através da Contação de Histórias, a criança também aprende valores como respeito, empatia, solidariedade, regras de convivência, gratidão entre outros ensinos importantes para a vida.

AULAS DE EDUCAÇÃO MUSICAL

Acreditamos na importância da música no processo de ensino-aprendizagem, pois ela estimula o uso dos sentidos pelo aluno, promove maior habilidade de observação, compreensão, consciência corporal, socialização e segurança emocional.
Várias pesquisas comprovam que a Educação Musical estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral, aumenta o poder de concentração e memória, estimula o raciocínio lógico e potencializa o aprendizado de idiomas, além de ser muito divertida.

HORTA NA ESCOLA

Entre os benefícios alcançados na Horta Escolar: se destacam a produção e consumo de alimentos naturais pelos alunos, atividades ligadas à culinária na escola, troca de conhecimentos, inserção de assuntos como a economia doméstica, a influência nas escolhas alimentares das crianças, além de apresentar na prática as consequências que ações do homem têm em relação ao meio ambiente.

EQUIPE DE TREINAMENTO

O Colégio Pedra Angular acredita no esporte como ferramenta educacional e socioemocional; e com essa crença, criamos o projeto “Equipe de Treinamento”, onde nossos alunos do 6º ao 9º ano, masculino e feminino, terão treinos de Futsal.
O nosso objetivo para esta atividade é trabalhar a disciplina, o respeito ao colega e ao adversário e cumprir as normas do colégio, pois para ingressar na equipe, o aluno deve demonstrar esforço, empenho, cumprir tarefas de casa e classe, além de participar das aulas, respeitando colegas e professores.

AULAS DE REFORÇO

Ninguém é igual a ninguém, portanto é natural e esperado que o ritmo de aprendizado seja diferente para cada criança. Ao longo do ano, sempre aparecem dúvidas ou dificuldades. Para que esses problemas não se acentuem com o tempo, nossa escola oferece um programa de aulas de reforço escolar de Português, Inglês e Matemática no horário contrário ao das aulas. As aulas de reforço têm como objetivo:

1. Estimular o aluno a localizar os erros;
  2. Permitir ao aluno que compreenda o seu potencial;
  3. Criar condições favoráveis que levem os alunos a se aproximar mais do conhecimento;
  4. Criar novas técnicas, métodos e procedimentos para trabalhar as atividades em que os alunos apresentem dificuldades;
  5. Conduzir o aluno a solucionar suas dúvidas, proporcionando um conhecimento amplo sobre o assunto estudado.