Confiram alguns projetos e atividades desenvolvidos por nossa equipe pedagógica.
A Semana de Arte Moderna aconteceu nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo.
Um evento que teve como finalidade divulgar as novas tendências em arte (música, pintura, escultura, literatura) para um público extremamente conservador, mas acabou tornando-se um marco da cultura brasileira.
Através dela, o conceito de brasilidade ganhou novo significado e importância, quebrando padrões e mostrando uma arte Irreverente, iconoclasta, contrária aos padrões tradicionais de conduta e composição, sem rimas e composta por um vocabulário mais simples - coloquial, que representasse o falar brasileiro.
Ganharam destaque os temas cotidianos, o humor e a análise crítica da realidade nacional.
Em homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, nossos alunos trabalhararam diversos artistas que fizeram parte do evento e outros diretamente influenciados pelo movimento modernista brasileiro.
Um projeto interdisciplinar, construído durante todo O ano de 2022.
Durante o primeiro semestre de 2019 foi realizada uma instalação artística no Colégio Pedra Angular com Lambe-lambe.
Tal atividade teve início com uma pesquisa na internet ou na rua de lambe-lambe/cartazes com frases referentes à autoestima e autocrítica. Os alunos trouxeram diversos exemplos impressos e começamos a analisá-los. Após essa primeira parte de apreciação e discussão, os alunos fizeram diversos stencils (que é uma técnica usada para aplicar um desenho em uma superfície por meio de tinta e do corte de outro papel ou acetato) e os usaram para desenvolverem seus próprios lambe-lambes.
Os objetivos dessa atividade foram:
A finalização dessa atividade foi uma instalação dos lambe-lambes em uma das paredes da escola.
Projeto que envolveu a turma do 4° Ano ao conhecimento aprofundado das releituras de Romero Britto.
Eles puderam aguçar a criatividade de modo a se tornarem mais observadores e críticos, desenvolvendo o interesse, despertando o gosto pela pintura e pelas sequências das atividades de artes com as quais tiveram contato, ampliando seu conhecimento de mundo e cultura.
Os alunos da Educação Infantil participaram do projeto "Maleta Viajante", que tinha como objetivo despertar o gosto pela leitura, desenvolver o vocabulário e reconhecer as letras. Nesse processo a família toda foi envolvida (até o pet!) e partiram rumo às novas descobertas, fortalecendo os laços e aprendendo juntos.
Nossas crianças precisam ver, tocar, sentir e desejar viajar pelas páginas dos livros. O Colégio Pedra Angular acredita que proporcionar atividades como esta facilitam esse caminho.
Leitura do livro "Arca de Noé”, na adaptação da escritora infantil Ruth Rocha (Ed. Salamandra com ilustrações de Mariana Massarani) e audição do CD "Mil pássaros", da Palavra Cantada, com narração de Ruth Rocha e música de Sandra Peres e Paulo Tatit.
Os objetivos com essa atividade foram: desenvolver a percepção para a integração das artes e a capacidade de recriar um texto, ilustração e música a partir de um modelo analisado anteriormente, além de despertar o interesse em expressar- se artisticamente.
Os alunos tiveram a oportunidade de saber a biografia da escritora, ilustradora e músicos e o que faz uma editora. E, como atividade, reescreveram a história, ilustraram e compuseram uma canção sobre o tema.
Entre diversas atividades realizadas em nosso dia a dia na escola, foi apresentado o jogo de dominó gigante para os alunos do primeiro ano. Nós acreditamos que o momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, desenvolve possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora.
Com esta atividade eles conheceram as regras do jogo, sua importância, trabalharam conceitos de quantidades e sua relação com os numerais, operações de adição e subtração além de se divertirem muito!
Entre os objetivos do 5º Ano, o estudo de frações tem uma importância especial, por ser a base de novos conceitos que serão trabalhados no Ensino Fundamental II. Acreditamos que a prática auxilia na fixação dos conteúdos trabalhados, sendo assim os alunos dos 5º Ano, realizaram uma atividade com o objetivo de colocarem em prática o estudo das frações equivalentes. Foram utilizadas diversas fitas representando as frações e os alunos precisavam descobrir a equivalência entre elas.
Foi ótimo, pois eles puderam ver e entender o conceito de equivalência de forma divertida
O Material Dourado tem como objetivo fazer com que o aluno perceba as relações entre as peças e compreenda os conceitos de centena, dezena e unidade. Isso auxilia nas operações matemáticas fundamentais e nessa atividade trabalhamos com a adição. O uso do Material Dourado proporciona um melhor entendimento para efetuar a soma dos numerais de forma mais lúdica e prazerosa para a criança, pois ao manusearem as peças quadradas, representando unidades e as barras representando as dezenas, tornamos o aprendizado mais concreto para os alunos, despertando o interesse e estimulando o pensamento lógico matemático.
Como adultos, não percebemos que algumas atividades que fazemos no nosso dia a dia envolvem vários conhecimentos pré-adquiridos e etapas a serem cumpridas. Ir ao supermercado, por exemplo, é algo que muitas vezes fazemos sem pensar, mas você já imaginou para uma criança de 5 anos como seria?
Os alunos da Educação Infantil construíram um mercadinho com sucatas trazidas de casa e se divertiram muito na montagem. Contudo, o objetivo era bem maior, pois em meio ao mundo do “faz de conta”, trabalhamos a organização na elaboração de uma lista de compras, o sistema monetário, o desenvolvimento do raciocínio lógico, além da atenção dos pequenos na escolha dos produtos.
Entre os objetivos do 5º Ano, o estudo de frações tem uma importância especial, por ser a base de novos conceitos que serão trabalhados no Ensino Fundamental II. Acreditamos que a prática auxilia na fixação dos conteúdos trabalhados, sendo assim os alunos dos 5º Ano, realizaram uma atividade com o objetivo de colocarem em prática o estudo das frações equivalentes. Foram utilizadas diversas fitas representando as frações e os alunos precisavam descobrir a equivalência entre elas.
Foi ótimo, pois eles puderam ver e entender o conceito de equivalência de forma divertida
Os alunos do 5º Ano A e B iniciaram uma série de atividades sobre o corpo humano. Nessa atividade, eles se dividiram em grupos e desenharam o contorno de um corpo para apontarem a posição dos órgãos.
Ao final, identificamos cada órgão que foi lembrado e os que faltaram.
Os alunos participaram do plantio da alface na horta escolar. Eles colocaram as mãos na terra, plantaram as mudinhas de alface e cuidaram da horta semanalmente para observar o desenvolvimento do plantio. No processo, foram apresentadas as partes da planta, como raiz, caule e folhas.
No dia da colheita, organizamos uma culinária muito especial: um delicioso "Bolo de Alface"! Eles adoraram a receita e a nossa culinária foi um sucesso!!!
O objetivo foi proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciar todo o processo de um alimento, do preparo da terra para o plantio até o consumo.
Os alunos do 6º ano elaboraram e confeccionaram experimentos relacionados com o Ciclo da água, Fototropismo, Efeito Estufa e Tratamento de água (filtro caseiro).
Os projetos foram apresentados por nossos alunos através de aulas práticas no laboratório de Ciências demonstrando cada etapa e seus resultados. Este momento com os alunos proporcionaram uma aprendizagem significativa através da comprovação científica, oportunizando a construção do conhecimento relacionado com alguns fenômenos do cotidiano do aluno.
Finalizamos o projeto com uma filmagem e a criação de um QR Code na aula de tecnologia.
Os alunos ficaram muito empolgados com a atividade!!
Essa aula de Ciências da Educação Infantil foi cheia de descobertas! Os alunos deveriam reconhecer, através de um teste cego, os sabores doce, salgado e azedo.
O objetivo era demonstrar a importância do paladar e da língua, o principal órgão desse sentido do corpo humano. Ao final do experimento, os alunos relataram uns para os outros os sabores e texturas dos alimentos ingeridos.
Projeto 7 ano - Microrganismos presentes no ar No 2 trimestre os alunos desenvolveram um projeto de descoberta e identificação de microrganismos presentes no ar. Através do crescimento de fungos e bactérias em meio de cultura e visualizações em microscópio. Além disso, aprenderam a importância de ter bons hábitos de higiene para ter um corpo saudável.
Ciências - Profa Denise
O Colégio Pedra Angular tem a missão de formar seus alunos para exercer a cidadania. Assim promovemos o seu desenvolvimento como indivíduos críticos, analíticos, autônomos e conscientes, e para isso não basta informar. Entendemos que a missão da escola não se restringe a transmitir conteúdos, fatos e informações. É necessário favorecer a capacidade de pensar, discernir e dialogar.
Dentre as mais diversas ferramentas, a simulação de eleições na escola pode ser usada para discutir temas relevantes sobre política, sociedade e ações para o futuro, incentivando o aprendizado sobre um dos direitos fundamentais da democracia: o voto livre e direto.
Nossos alunos do 3° ano fizeram um passeio pedagógico ao Centro de Memória do Corpo de Bombeiros da PMESP, com o intuito de conhecer um pouco mais sobre a profissão e valorizar nossos heróis da vida real. O Centro de Memória do Corpo de Bombeiros busca preservar a história do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, desde sua criação em 1880, com materiais, fotos, documentos e equipamentos, além de descrever a trajetória da instituição e retratar a evolução dos equipamentos e dos serviços prestados.
Os alunos ampliaram sua visão do mundo real, através do conhecimento sobre o dia a dia desses profissionais a sua importância para a sociedade, conseguiram observar e sentir como é gratificante ajudar o próximo e que de pequenas atitudes podemos colher grandes resultados.
O Colégio Pedra Angular tem a missão de formar seus alunos para exercer a cidadania. Assim promovemos o seu desenvolvimento como indivíduos críticos, analíticos, autônomos e conscientes, e para isso não basta informar. Entendemos que a missão da escola não se restringe a transmitir conteúdos, fatos e informações. É necessário favorecer a capacidade de pensar, discernir e dialogar.
Dentre as mais diversas ferramentas, a simulação de eleições na escola pode ser usada para discutir temas relevantes sobre política, sociedade e ações para o futuro, incentivando o aprendizado sobre um dos direitos fundamentais da democracia: o voto livre e direto.
O Colégio Pedra Angular tem a missão de formar seus alunos para exercer a cidadania. Assim promovemos o seu desenvolvimento como indivíduos críticos, analíticos, autônomos e conscientes, e para isso não basta informar. Entendemos que a missão da escola não se restringe a transmitir conteúdos, fatos e informações. É necessário favorecer a capacidade de pensar, discernir e dialogar.
Dentre as mais diversas ferramentas, a simulação de eleições na escola pode ser usada para discutir temas relevantes sobre política, sociedade e ações para o futuro, incentivando o aprendizado sobre um dos direitos fundamentais da democracia: o voto livre e direto.
Fizemos uma reflexão dos temas estudados, como “Contemplar o Belo”, a importância do "Eu" e conceitos relacionados a:
A partir desses estudos ficou a questão: “ Como eu poderia ensinar alguém a ser o rei ou a rainha de si mesmo?”
O dia Ação de Graças nos EUA, acontecia com a intenção de agradecer a Deus pela ótima colheita após muitas dificuldades. Hoje, ele se tornou o feriado mais importante do país. Um símbolo da gratidão e da solidariedade, que abre a temporada de festas de fim de ano, algumas semanas antes do Natal e do Ano Novo.
Os alunos trabalharam os símbolos e o significado do Thanksgiving para os estadunidenses nas aulas de Inglês, depois escreveram e desenharam pelo que são gratas.
Happy Thanksgiving!!!
Durante essa atividade os alunos do 3º Ano perceberam a importância de expor e não impor suas ideias, respeitando as opiniões dos demais amigos.
Foram lançadas situações-problema, e para cada uma havia três questionamentos relacionados, onde os alunos deveriam analisar os enunciados, refletir sobre as questões e dizer sobre o que pensavam. No final, analisaram cada situação e perceberam os pensamentos mais frequentes diante das situações expostas e como isso também se repetia no dia a dia de cada um.
A maioria dos nossos alunos possuía uma percepção sobre as pessoas idosas baseada apenas na convivência com parentes e ter contato direto com os moradores de uma “casa de repouso”, quebrou algumas ideias preconcebidas ou, no mínimo, ampliou muito o olhar sobre a velhice.
A visita proporcionou uma troca de experiências entre gerações muito gratificante, pois os alunos ouviram histórias transformadoras que depois foram discutidas em sala de aula, cada um teve um impacto diferente. Algumas situações fizeram-nos pensar sobre nossas próprias vidas e a valorizar o que temos.
Durante as aulas de Educação Tecnológica, os alunos do Fundamental II receberam a visita do TI da Zouglee, Alexandre, para uma aula de HARDWARE. Eles aprenderam que o hardware é um termo usado para designar as peças, circuitos e toda a parte física do computador. Eles puderam manusear as peças, encaixá-las nos respectivos lugares no gabinete e conheceram um pouco mais sobre o funcionamento da máquina.
O objetivo foi mostrar o quanto o computador vai além da tela e do teclado e conscientizar os alunos da importância da conservação dos seus equipamentos e os da escola, mostrando que sua composição é complexa e que só deve ser manuseado por um profissional capacitado. Muitos se interessaram pelo assunto e apontaram o desejo de se aprofundar mais no tema, aprendendo mais sobre montagem e manutenção de eletrônicos.
Realidade virtual é uma tecnologia de interface entre um usuário e um sistema operacional, através de recursos gráficos 3D ou imagens 360º, cujo objetivo é criar a sensação de presença em um ambiente virtual diferente do real. Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos, que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário no ambiente virtual. Esta sensação de presença é, usualmente, referida como imersão.
Nossos alunos do Fundamental II adoraram a experiência e apontaram diversas aplicações para a realidade virtual no presente e no futuro
Realidade virtual é uma tecnologia de interface entre um usuário e um sistema operacional, através de recursos gráficos 3D ou imagens 360º, cujo objetivo é criar a sensação de presença em um ambiente virtual diferente do real. Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos, que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário no ambiente virtual. Esta sensação de presença é, usualmente, referida como imersão.
Nossos alunos do Fundamental II adoraram a experiência e apontaram diversas aplicações para a realidade virtual no presente e no futuro
© Copyright 2022 | Desenvolvido por Rabbit Digital