Projeto 1

Produção de Texto, um trabalho contante

A produção de textos em sala de aula ganhou papel relevante quando se trocou a redação por produção de textos. Essa troca, unida a interações e propostas pedagógicas diferentes dentro do conteúdo, ganha considerável importância, visto a necessidade de tornar o aluno leitor-produtor.
Aprende-se a escrever “tocando a linguagem de ouvido”, isto é assimilando textos de outros, interagindo com a linguagem.
Nota-se que o uso de tipologias textuais é fundamental para escrever. Isso fará com que o aluno tenha mais embasamento para a elaboração dos textos.
É acreditando nesta proposta que, nós do Colégio Pedra Angular, iniciamos um trabalho, semanal de produção textual, onde nossos alunos entram em contato com diferentes gêneros textuais e, posteriormente, produzem seus próprios textos.
Após a escrita, vem a revisão. Ela não consiste em corrigir apenas erros ortográficos e gramaticais, mas cuidar para que o texto cumpra sua finalidade comunicativa.
A revisão é uma atividade interativa, que faz parte do mesmo processo de construção de conhecimento e da própria atividade de aprendizagem. Ela deve ser compartilhada pelo professor, pelo aluno e pelo grupo que escreve junto, que discute e melhora o escrito.

‘’Escrever é falar no papel.’’
Donald Weiss