ALICERCES PARA O FUTURO

A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje.

Dale Carnegie

Quando se olha para o futuro, ele imediatamente se modifica apenas à luz desse olhar, que pode levar a pessoa a considerar com maior calma e clareza o que deseja e tomar providências para que o melhor se cumpra. O futuro muda só porque se olhou para ele e, a cada vez que se olha, ele se transforma de novo.

O ser humano não parece preparado para perceber essa verdade, uma vez que tem grande necessidade de vivências concretas. Sem dúvida, é difícil perceber que o futuro se constrói no presente, quando estamos sendo centrifugados pela velocidade com que se processam as informações e pela mídia de ação rápida, seus desejos, interesses e valores.

Podemos concluir que o futuro está em constante construção, e se pensarmos nele como a estrutura de uma casa, com seus alicerces e pilares, iremos perceber a importância do desenvolvimento das competências, pois elas formam esse alicerce de sustentação do indivíduo.

Pensando nisso, o Colégio Pedra Angular trabalhou o tema “Alicerces para o Futuro”, a fim de debatermos com nossos alunos e suas famílias o que pode tornar nossa vida melhor hoje e que será imprescindível para um futuro melhor. Percorremos a Literatura, a História, a Ciência, a Arte e as demais disciplinas em busca de experiências e conhecimento e esse material nos auxiliou no estudo e na discussão dos alicerces necessários para promovermos uma ponte com um futuro melhor. Nosso objetivo foi trabalharmos esse alicerce para a formação do aluno como cidadão do mundo, apto aos novos desafios do futuro.