Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental é, talvez, o momento mais importante na vida escolar do aluno, na qual entra como criança e se torna adolescente. A entrada no Ensino Fundamental revela ao estudante um novo e atraente universo de saberes, que se abre graças à conquista da leitura e da escrita.

Na primeira etapa do Ensino Fundamental, as crianças dão início a uma importante fase de seu desenvolvimento. A sistematização do processo de leitura e de escrita nesta fase coloca a todos em uma condição especial, daquele que é capaz de olhar e ler o mundo, de construir e experimentar, passo a passo, o crescimento de sua autonomia diante de seu processo de aprendizagem.

Progressivamente, o aluno entra em contato com novos conteúdos. O repertório amplia-se à medida que são introduzidas as diferentes disciplinas no Fundamental I e, posteriormente, no Fundamental II.

Os conteúdos são abordados em aulas, pesquisas, estudos de meio e projetos de trabalho interdisciplinares. Procedimentos são trabalhados e fornecem aos alunos as condições necessárias para que sejam, eles mesmos, os agentes de seus aprendizados. Assim, algumas palavras passam a marcar o cotidiano: observar, registrar, deduzir, prever, antecipar, reformular, opinar, entre outras. Palavras que se traduzem em ações. Ações que levam o aluno a descobrir na prática que o conteúdo aprendido não é um fim, mas antes um caminho, que se abre em vários outros, permitindo o acesso direto à ampliação e renovação permanente do conhecimento.

Dentro e fora da sala de aula, o aluno é estimulado a trabalhar em grupo, colaborando com os colegas e trocando experiências e hipóteses. Assumindo o papel de coordenador e organizador dos saberes, o professor orienta as formas de estudar e pesquisar, além de incentivar a leitura e a escrita.

O Colégio Pedra Angular busca integrar, ao dia a dia da escola, conceitos de ética, cidadania e valores – responsabilidade pessoal e social, preservação do meio ambiente, saúde e cuidado com o próprio corpo – que se combinam em atitudes e práticas experimentadas em contato com os colegas e a comunidade.

O corpo docente passa por um contínuo processo de capacitação e reciclagem. O comprometimento desses profissionais com o projeto pedagógico da escola também é algo especialmente importante.